domingo, 22 de março de 2015

A encenação da Paixão de Cristo de Pacatuba já é apontada como a segunda maior do Nordeste. Ela é composta por mais de 200 pessoas na encenação, as quais se dividem entre atores, figurantes e grupo de apoio. As apresentações se dão na Praça da Paixão, um espaço devidamente projetado para que se possa realizar o espetáculo. O evento teatral costuma reunir algo em torno de, aproximadamente, 18 mil espectadores que vêm dos mais diversos lugares tão somente para apreciar esse belo espetáculo de fé e religiosidade.

É importante destacar que a primeira apresentação da peça aconteceu na Semana Santa de 1974, quando o cidadão pacatubano de nome Paulo Maria Pinto ou simplesmente João Pinto, como é comumente conhecido na cidade, resolveu, juntamente com outras 12 pessoas, acompanhar o vigário pelas ruas, encenando a via sacra.

Nos anos seguintes a peça começou a ter um caráter mais teatral, com cruz e soldados devidamente caracterizados. O percurso das 14 estações utilizava as casas da comunidade e o encerramento ocorria na Igreja Matriz, onde o Cristo era crucificado.

O espetáculo neste ano ocorrerá nos dias 24 e 25 de março, a partir das 19h00, na Praça da Paixão.

Mais Informações sobre o espetáculo:

Realização: Instituto Aptus
Promoção: Secretaria de Cultura
Patrocínio: Prefeitura Municipal de Pacatuba
Direção Geral: Antony Fernandes
Direção de Produção: Gilvan Gomes
Secretária de Cultura: Marcília Soares


Prefeito: Dr. Alexandre Magno Alencar

Crédito das fotos: Regina Assunção

0 comentários:

Postar um comentário